segunda-feira, 29 de Abril de 2024  03:28
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-02-2006

Plantação de espécies autóctones


Águeda - Campo de trabalho para restauração ecológica

No próximo dia 25 de Fevereiro o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus - A.N.C.N. organiza um campo de trabalho para plantação de espécies autóctones em área ardida e sujeita a trabalhos de restauração ecológica.

O ponto de encontro principal é às 09.00 Horas na sede da Quercus-Aveiro, Urb. de Santiago, Bl. 25, em Aveiro. O ponto de encontro alternativo é às 10.00 Horas, junto à Junta de Freguesia de Belazaima do Chão. O transporte de e para o local da visita deve ser próprio ou partilhado.

O incêndio de 18 de Setembro de 2005 atingiu extensas áreas dos concelhos de Águeda, Anadia e Mortágua, sobretudo plantações de eucaliptos mas também as pequenas extensões de vegetação nativa que sobreviveram a essa intervenção humana de larga escala. Nesta jornada, a Quercus irá realizar trabalhos de reconversão de uma área de eucaliptal queimada. O objectivo é fazê-la evoluir da forma menos vulnerável e mais rápida possível para uma formação climácea nativa, ou seja, será um trabalho de restauração ecológica.

Os trabalhos a realizar serão sobretudo a plantação de árvores (carvalhos, sobreiros, medronheiros e murtas) e a eliminação da grande quantidade de eucaliptos, provenientes da germinação de sementes que estão a aparecer.

Dependendo da dimensão do grupo, poderá também ser visitada uma área de vegetação nativa atingida pelo incêndio, onde o perigo da expansão das plantas invasoras (acácia-mimosa e acácia-de-folhas-longas) é muito elevado. Será também uma ocasião para observar mais de perto o impacto do fogo sobre o solo e o meio em geral.

Os trabalhos decorrerão durante a parte da manhã e parte da tarde. Nesse sentido, existe a possibilidade de “piquenicar” no local, tendo para isso os interessados de levar o respectivo farnel. Não existe seguro de grupo para esta actividade, os interessados devem tratar do mesmo a título pessoal.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®